Projeto Acalanto

O projecto ACALANTO centra-se na recolha e recriação de temas tradicionais de embalar de vários países.

Sobre

A criação artística está sempre em constante evolução, exigindo capacidade de inovação, experimentação e adaptação à época ou ao tempo em que se vive. Este foi o mote para a criação deste projeto.

Tendo como objetivo final a criação de um espectáculo musical, o projecto ACALANTO centra-se na recolha e recriação de temas tradicionais de embalar de vários países.

O projeto dividiu-se em 3 fases distintas: Recolhas, Residências artísticas e o espectáculo “Acalanto”.

3 Fases Distintas

RECOLHAS | através do recurso a agentes culturais internacionais e a comunidades estabelecidas no território nacional que contribuíram na pesquisa e recolha de temas tradicionais de embalar de um total de 8 países, foram seleccionados 9 temas.

RESIDÊNCIAS ARTÌSTICAS | Os temas seleccionados foram trabalhados em contexto experimental de residência nos concelhos da Póvoa de Lanhoso, Paços de Ferreira e Idanha-a-Nova. Cada residência encerrou com um showcase aberto à comunidade.

ESPECTÁCULO | “Acalanto” resulta assim da interpretação dos temas recolhidos, da exploração e da criação artística desenvolvida ao longo das etapas anteriores. Os temas tradicionais de embalar assumem uma nova estética, com sonoridades e arranjos contemporâneos, criados em residência artística.

Quem somos

A sonoridade de “Maria Quê” é influenciada pelas várias vivências dos músicos envolvidos – desde a world music, ao jazz, à música eletrónica -, dando particular foco a cânticos tradicionais de embalar de diferentes áreas geográficas e culturas e cruzando a tradição com a contemporaneidade.

“Embalo das Marés” é o nome do primeiro registo discográfico,lançado em março de 2020. A aceitação de “Embalo das Marés” levou “Maria Quê” a palcos nacionais e internacionais, tendo partilhado cartazes com artistas como Salvador Sobral, Sílvia Pérez Cruz, Samuel Úria, Noiserv, entre muitos outros. Esta experiência foi uma mais valia para o projeto, levando-nos, desde logo, a trabalhar no próximo disco.

Maria Quê

Apoios | Parcerias

Parcerias Nacionais

Direcção Geral das Artes (DGartes); Município de Famalicão; Município da Póvoa de Lanhoso; Município de Idanha-a-Nova; Câmara Municipal de Paços de Ferreira; Junta de Freguesia de S.Victor (Braga); Vocal Art Ensemble (Paços de Ferreira); Laboratório de Computação Sonora Musical (FEUP); Centro de Estudos Africanos (Universidade do Porto); Arca de Sons (Braga).

Parcerias Internacionais:

Gruppo Polifonico Claudio Monteverdi (Itália)
; Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil) ; Câmara Municipal de Santa Cruz (Cabo Verde).